Museu da Luz – Exposição “O Anjo da História” é inaugurada hoje
“O Anjo da História” é uma exposição que “parte da perspetiva de um futuro distante, onde os vestígios da humanidade são observados como camadas de tempo”, divulga a EDIA, sendo que a mostra é no Museu da Luz, espaço gerido pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva.A partir do pensamento de Walter Benjamin e …
“O Anjo da História” é uma exposição que “parte da perspetiva de um futuro distante, onde os vestígios da humanidade são observados como camadas de tempo”, divulga a EDIA, sendo que a mostra é no Museu da Luz, espaço gerido pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva.
A partir do pensamento de Walter Benjamin e da imagem do Angelus Novus de Paul Klee, a exposição reflete sobre a ideia de progresso, o Antropoceno e a relação entre passado, presente e futuro.
Entre esculturas, instalações e processos fotográficos, surgem elementos como uma canoa paleolítica, um chão de terra ressequida, águas contaminadas de uma mina abandonada e imagens cianotípicas (coloração azulada ou arroxeada) de árvores.
As obras revelam processos de transformação contínua, onde matéria, tempo, vida e desaparecimento coexistem.
Mais do que um olhar monumental sobre a história, a exposição propõe uma atenção aos gestos subtis e às formas de cuidado, questionando o que existe hoje e o que poderá existir no futuro.
A mostra tem inauguração marcada para hoje, dia 28 de janeiro, e estará patente no Museu da Luz, concelho de Mourão, até dia 14 de junho. Encontra-se aberto ao público de terça-feira a domingo.
Os autores da exposição são Margarida Alves e Jorge Camões, com curadoria de Sofia Marçal.
São parceiros do projeto a EDIA, o Museu da Luz, o MUHNAC – Museu Nacional de História Natural e da Ciência, a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e o Centro de Investigação CIEBA.
Em destaque
Incêndio destrói quatro viaturas em Santo Aleixo da Restauração
29/03/2026
Festas de Moura “não serão realizadas nos moldes habituais”, avança a Associação Cultural
30/03/2026
“Brothers de Carocha” em Moura – Projeto solidário leva ajuda a quem mais precisa
31/03/2026
Páscoa 2026 - Ainda há quem vá para o campo celebrar a segunda-feira
06/04/2026