A Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, organiza hoje, dia 3 de junho, mais uma jornada, desta vez com o desafiante tema de “O Azeite Português enfrenta o Futuro num Mercado Global”.

Tem lugar das 10h00 às 13h00 no Beja Parque Hotel e conta com a presença do Conselho Oleícola Internacional (COI), Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), Entidades e Organizações ligadas ao setor do Azeite.

A ação decorre no âmbito da organização do Congresso Mundial do Azeite, apresentado esta segunda-feira, dia 1 de junho.

Lisboa irá acolher a segunda edição do Congresso Mundial do Azeite nos dias 2 e 3 de julho, no Centro Cultural de Belém. O evento reunirá especialistas, investigadores, produtores, empresas e representantes institucionais de vários países produtores, reforçando Portugal como uma referência mundial no setor.

Organizado pela Agrifood Comunicación, o congresso promove a troca de conhecimento, inovação e cooperação na cadeia de valor do azeite. José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e do Mar, afirmou que "Portugal é um dos principais produtores e exportadores mundiais de azeite", resultado de investimento e modernização.

Pedro Lopes, presidente da Olivum, destacou que o nosso país “tem hoje uma voz cada vez mais relevante no panorama mundial do azeite", enquanto Jaime Lillo, diretor executivo do Conselho Oleícola Internacional, afirmou que Lisboa se tornará "a capital da comunidade internacional do azeite" durante o evento.

O programa aborda temas como alterações climáticas, digitalização, inteligência artificial, qualidade do azeite e impacto da instabilidade geopolítica.

A campanha 2025/2026 estima uma produção de 179.000 toneladas, e Portugal exportou 228.599 toneladas em 2025, gerando mais de mil milhões de euros em receitas.

José Manuel Fernandes referiu que o setor do azeite é "um ativo estratégico para Portugal" e que é essencial continuar a investir em inovação para manter a trajetória de crescimento internacional.