Concentração em Beja pelos direitos das pessoas com deficiência
A iniciativa marca o Dia Europeu da Vida Independente e denuncia barreiras que limitam direitos fundamentais no Alentejo.
O Movimento Cívico Pelos Direitos das Pessoas com Deficiência organiza hoje, dia 9 de maio, uma concentração na Casa da Cultura, em Beja, assinalando o Dia Europeu da Vida Independente.
A iniciativa alerta para as barreiras que pessoas com deficiência enfrentam no acesso a direitos como a acessibilidade, educação, emprego e apoio social, apesar das garantias legais da Constituição Portuguesa e da Convenção das Nações Unidas.
No distrito de Beja, as dificuldades agravam-se, incluindo isolamento, escassez de serviços, falta de transportes e ausência de respostas de vida independente, afetando significativamente as famílias.
Mais de 60% das pessoas com deficiência maiores de 16 anos enfrentam risco de pobreza, valor mais elevado entre mulheres com deficiência, 8 em cada 10 das quais já sofreram violência baseada no género.
Em destaque
Futebol - Juniores do Moura AC podem sagrar-se campeões este sábado
27/04/2026
62 peregrinos partem amanhã de Moura rumo a Fátima
04/05/2026
Bombeiros de Moura realizam formação especializada para meio aéreo
28/04/2026
Alentejo - 4,1 milhões de euros para criar nova centralidade na cidade de Évora
27/04/2026